A VELHA POLITICA DA SAÚDE EM BARAÚNA

A POLÍTICA DA SAÚDE NA POLÍTICA NA SAÚDE



Meu assunto hoje é saúde, infelizmente vivemos no Brasil uma crise nessa área da saúde, no tempo de nossos avós o tratamento de muitas enfermidades era tratada através da medicina caseira, o famoso " chá da vovó". Em busca dessa ciência natural, os grandes laboratórios " industrializaram as receitas das ervas", tirando a planta do fundo da horta e expondo em forma de xaropes, óleos, pomadas e comprimidos nas prateleiras das farmácias e drogarias manipuladas. Hoje uma simples gripe ou dor de barriga lotam os postos de saúde e hospitais.

Como é notório, a Política da Saúde deve ser parte obrigatória de qualquer plano de governo, quer federal, estadual ou municipal. É a própria Constituição Federal do Brasil de 1988, no seu artigo 196, que dá alicerce básico para a política da saúde, quando afirma, que "a saúde é direito de todos e dever do Estado".

Infelizmente, na maioria dos municípios brasileiros principalmente aqui no nordeste por muitos anos não existiu a "Política da Saúde, e sim, a " Política” na Saúde. Com isso, os problemas foram se agravando, e a sua lamentável precariedade, torna-se trampolim ou rampa para muitos politiqueiros chegarem ao Poder. Para estes eternos apaixonados pelo o Poder (Poder pelo o Poder), solucionar de uma vez por todas a problemática da Saúde Pública, é estancar as benditas fontes lucrativas do voto (os votos dos pobres). Alguém já viu o " cartão bolsa saúde " ??Pois e.

Ainda hoje os políticos praticam a "politicagem na Saúde" e quando as portas dos hospitais estão fechadas, basta usar a chave de um político para abri-las mais os outros como e que fica. Infelizmente sabemos que tal atitude não passa de um crime grave e um atentado à dignidade da pessoa humana, tal atitude desrespeita e ofende à própria Constituição Federal do Brasil, quando lá está consignado, categoricamente, que "a saúde é um direito de todos e dever do Estado”. Enquanto a saúde de Baraúna estiver na UTI, é melhor seguir  velho  ditado "é melhor prevenir do que remediar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilitação via internet

ACONTECIMENTOS POLITICOS EM BARAÚNA