Recadastramento biométrico
O
recadastramento biométrico é o processo pelo qual o eleitorado de um
município é convocado para comprovar o domicílio eleitoral naquela
localidade. Quando comparece, o eleitor tem dados as digitais coletadas e
também é fotografado.
A Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral, adotou a biometria
para reconhecer os eleitores no momento do voto se realmente esse eleitor vota naquela devida cidade. A implantação vem
sendo gradual já que é necessário chamar todo o eleitorado para captar
as digitais aqui em Baraúna não poderia ser diferente afinal uma cidade com potencial de votos passará a conta com essa modernização. Depois de todos os eleitores recadastrados, o município
está apto a utilizar as urnas biométricas. A urna só é liberada para o voto após reconhecer as digitais do eleitor. No Brasil inteiro a meta do Tribunal Superior Eleitoral é de mais de 22 milhões de eleitores identificados pelas digitais nas eleições de 2014.
Juiz eleitoral Dr Herval Sampaio Junior falou sobre revisão biométrica na reunião que aconteceu neste dia 27 de janeiro de 2014
O recadastramento biométrico foi regulamentado pela Resolução nº
23.335/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está sendo realizado
gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país.
Em Baraúna, 17.025 eleitores deverão participar da ação, agendada para o período de 27 de janeiro a 27 de fevereiro de 2014.
A condenação do recadastramento biométrico caberá o juiz da 33ª Zona Eleitoral, José
Herval Sampaio Júnior, do chefe de cartório Luiz Sergio Monte .
E contará com o apoio da Prefeitura Municipal, e da Câmara municipal, que ira ceder funcionários para tal função. A câmara também cedeu o espaço muito bem elogiado pelo Juiz Herval, como o melhor espaço para realizar esse trabalho, segundo ele já foi feito em outras cidades mais Baraúna esta com a melhor estrutura.
Na oportunidade o Dr Herval Sampaio, fez duas reuniões sobre os detalhes do processo de recadastramento em Baraúna uma com os funcionários, e outras com os partidos políticos na ocasião compareceu os representantes dos partidos PMDB, PV, PHS, PSDB, PT, PROS, PSB, PDT, PR , que vão ser peças fundamentais nesse processo, detalhes esses que o mesmo só comunicou aos delegados fiscais que terá autoridade para impugnar qual quer pessoa que não esteja enquadrada nos parametros da biometria ou que não é comprovada a sua residência domiciliar ou vinculo com a cidade .
Para o processo de recadastramento biométrico o eleitor devera comparecer a cede da câmara municipal de Baraúna aparti do dia 27 de Janeiro até 27 de fevereiro, das 08:00 as 16:00 de segunda a sábado ou aos domingos se necessário for, com os documentos originais mais xerox que ira ficar no local para a comprovação. Aqueles que residem em casas de aluguel devera trazer uma declaração do proprietário, informando que ele reside naquela residência .
Caso eleitor não se enquadrar nesses pré requisitos o seu cadastramento não será valido.
Segundo Dr Herval Sampaio dos 17.025 esse e o numero do eleitorado do município de Baraúna, segundo o mesmo esses números vão cair a estimativa e que fique entre 13 a 15 mil eleitores esses dado só vão ser colhidos após o fechamento do recadastramento.
Comentários
Postar um comentário