AUDIÊNCIA PUBLICA
Senado convoca Graça Foster e Lobão
Edison Lobão (Minas e Energia) Graça Foster (Senado) serão convidados para audiência pública das comissões de três comissões do Senado para esclarecer a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena (EUA) em 2006. O negócio pode ter causado um prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão à empresa. Lobão também será questionado sobre a situação do sistema elétrico e o risco de racionamento de energia.
Requerimentos propondo a audiência pública, apresentados por Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Rodrigo Rollemberg (PSB-SE) foram aprovados hoje. Na CAE, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autor do requerimento, afirmou que o seu partido, antes de subscrever um eventual pedido de instalação de CPI para apurar a transação, gostaria de ouvir os esclarecimentos do governo.
Para Rollemberg, a presença do ministro e da presidente da Petrobras em uma audiência pública do Senado interessa a todos, inclusive ao governo Dilma Rousseff. Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Taques (PDT-MT) também apoiaram o pedido.
Dois outros requerimentos, convidando Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras à época da compra da refinaria no Texas, e o ex-diretor da área internacional da estatal Nelson Cerveró, apontado como o responsável pelo “parecer falho” que teria orientado o negócio, foram lidos na reunião da CMA desta terça-feira e devem ser votados na próxima semana.