O QUE ROLA NO ESTADO E NO PAIS.

O povo não é contra a Seleção Brasileira
O brasileiro não é contra a Seleção Brasileira, muito menos contra o futebol. Pelo contrário. O futebol e a Seleção são paixões nacionais.
As manifestações populares iniciadas na Copa das Confederações, em 2013, e que já estão nas ruas e ficarão durante toda a Copa do Mundo de 2014, têm um sentido único: protestar contra o sistema de governo que aí está, falho, em detrimento das demandas da nação.
O brasileiro, de forma legítima, quer chamar a atenção por uma melhor educação, saúde, segurança pública. Luta, também, por uma distribuição de renda mais justa, que possa diminuir as desigualdades sociais.
No estado democrático de direito, são lutas legitimas.
O fato de a nação acordar agora é justamente pelo barulho que um evento desse nível pode produzir e chamar a atenção em todo o planeta. A ligação das manifestações com o futebol se resume exatamente a esse contexto.
Portanto, não há, e nem deve haver, qualquer ato de repulsa à Seleção, que vai defender o País a partir do dia 12 de junho.
O ato ocorrido na porta da Granja Comary, no momento em que a delegação da Canarinha chegava, não teve qualquer ligação com Neymar & Companhia, pois, na verdade, os manifestantes estavam tão somente em busca dos holofotes, para refletir a insatisfação ao restante do mundo.
Pois bem…
Vai ser assim durante os dias da Copa. O povo na rua, gritando palavras de ordem, expondo sequelas nacionais e pedindo soluções aos governantes. Mais do que isso: vai estar condenando a corrupção que inunda principalmente Brasília (DF) e o Governo Central, pedindo o fim da impunidade como remédio definitivo.
Essa é a razão.
Agora, não se pode fechar os olhos para as distorções que as manifestações, mesmo democráticas, podem produzir, a partir da infiltração de grupos marginais para agir contra o bem público e privado, como ocorreu em 2013 e ameaça se repetir agora.
Cabe, então, ao Estado ter o pulso firme e combater, sem direito a falhar (nem se exceder), a banda marginal que estará nas ruas, até porque o Brasil tem a obrigação de mostrar ao mundo que é um País que sabe receber os seus visitantes.
Serão milhares e milhares de estrangeiros que desembarcarão nas cidades-sede e hospedeiras, acreditando no calor humano do povo brasileiro, que aliás é um marca nossa.
No mais, é o País se vestir de verde, amarelo, branco e azul anil, na torcida pelo hexa. Assim deve ser, afinal, além de tudo, também somos uma Pátria de chuteiras.

                          Presidência fica aberta amanhã
A partir das 19h desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Mossoró estará sem presidente titular, com a diplomação de Silveira Júnior (PSD) como prefeito. Daí, o Legislativo terá de eleger o novo presidente na primeira sessão ordinária, terça-feira da próxima semana, 3, ou se a mesa diretora decidir convocar uma extraordinária para a próxima sexta-feira, 30. Tudo, claro, vai depender da disputa pelo cargo.

                                    A volta de ACM
Se as eleições fossem hoje, a herança política de Antônio Carlos Magalhães retomaria o governo da Bahia, com o candidato Paulo Souto (DEM). Ele venceria as eleições no primeiro turno, com 42% da intenção de votos, segundo pesquisa Ibope. Souto, que já governou a Bahia, está bem à frente da segunda colocada, a senadora Lídice da Mata (PSB), que tem 11% da intenção de votos; e o terceiro posicionado, Rui Costa (PT), apoiado pelo governador petista Jaques Wagner, que tem apenas 9%.

                                                                 O retorno
O vereador Francisco Carlos (PV) reassume o mandato hoje, depois de dois meses de licença, dedicando-se aos estudos de doutorado. Volta revigorado e com uma missão bem especial.

                         Reajuste de 32% acalma a polícia
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) envia hoje à Assembleia Legislativa mensagem propondo reajuste salarial de 32% para os policiais e bombeiros militares. O reajuste será consolidado em quatro parcelas, com a última em março de 2015. O acordo permitiu a suspensão do indicativo da greve, embora o sindicato da categoria mantenha a campanha no Centro Administrativo.

                                              Desafio
Mossoró participa hoje do Dia do Desafio. O evento estimula a prática de atividades físicas simultaneamente no mundo, ao estabelecer competições saudáveis entre cidades. Mossoró disputará com a cidade de Teresina (PI).

                                            Economia
O Índice de Confiança do Comércio, conferido pela Fundação Getúlio Vargas, aponta uma queda de 4,4% no trimestre finalizado em maio, em comparação ao mesmo período do ano passado. O momento de crise assusta.

                                          É NOTÍCIA
1 – Hoje, está completando 10 anos que o empresário Valmir Mendonça trazia o “Arraiá do Vavá” para reforçar o Mossoró Cidade Junina. A edição deste ano será realizada no fim de semana.

2 – A equipe da Secretaria de Cultura de Mossoró recepciona convidados hoje, em Natal, para apresentar a programação do Cidade Junina 2014. Café da manhã no restaurante Mangai, às 8h.

3 – O município de Lucrécia, no Alto Oeste potiguar, ganha hoje um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Investimento do Ministério da Saúde, dentro da política nacional de saúde bucal.

4 – A orquestra Los Hermanos será uma das atrações musicais da festa Sérgio Chaves Celebration. O colunista do JORNAL DE FATO recepcionará os convidados no Garbos sábado que vem, 31.


5 – Brasília (DF) será protegida por 15 mil homens durante a Copa. Protestos existirão, mas os excessos serão combatidos. E o tempo verde e amarelo não para; faltam 15 dias para a Copa do Mundo de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilitação via internet

ACONTECIMENTOS POLITICOS EM BARAÚNA