Nossa Tristeza ....

Adeus Vovó Dar adeus nunca é fácil, por mais que você saiba que isso irá acontecer um dia . Eu tive muito poucas perdas nesse sentido, e ainda não sei lidar bem com isso. Ao contrário da vovó Maria Davi … ela sofreu muitas perdas ao longo do seu centenário de vida, e sempre soube superar uma por uma. Aliás, vovó foi uma pessoa que aceitava o que a vida oferecia o que deus lhe dava com serenidade. Nunca ouvi ela reclamar do que tinha pelo pouco que convesavamos . Nunca a vi infeliz por besteira sempre foi mulher guerreira forte determinada. E olha que ela teve uma vida muito difícil fome frio sede trabalho suor . Às vezes me pergunto como ela conseguiu seguir em frente sem rancor criar filhos netos e ate bisnetos … Ela tinha muito poucas posses financeiras, mas mesmo assim era generosa e tentava ajuda a todos de alguma maneira com o pouco que tinha o pouco com os filhos que precisavam. Lembro que quando eu ainda morava com ela quando era criança ela sempre fazia bolinho de feijão com farinha para nos comer … Brigava com nos por conta das brincadeiras  Era a sua forma de mostrar carinho a mim e a minha irmã. Na época eu nem dava tanto valor pois era apenas uma criança, mas hoje ao lembrar, meus olhos se enchem de lágrimas. Como eu queria abraçá-la e agradecer. Agradecer pela vida que ela nos concebeu. Agradecer por nunca ter esperado nada em troca. Agradecer pela lição de vida que nos foi deixada. Agradecer por tem ficado esses anos todos conosco. As lembranças que tenho de vovó são sempre com esse cabelinho que não era branco lúcida e sempre falante … Sempre desse jeitinho, de ser  . Sempre com olhar para o céu. Os olhos de vovó transmitiam uma ternura que eu nunca vi em outro lugar era a vontade de viver mais cem anos. Mas também Eram olhos sofridos e ternos de uma década de muito trabalho. Nos últimos anos fizemos várias  reuniões de família, onde a maioria dos filhos e netos estavam presentes sempre para comemorá mais uma era de sua vida . hoje Ela faleceu serena, apesar do sofrimento em que se encontrava. Hoje ela Faleceu depois de ter dado aos seus filhos netos e bisnetos que vieram de longe, a oportunidade de se despedirem, velar o seu corpo, consolar minhas tias e minha mãe. Na nossa família ter nossos velhinhos em volta é motivo de alegria. Minha vó faleceu aos 105, depois de uma longa vida. Mas nem por isso foi mais fácil. O que nos consola é saber que ela precisava descansar, ainda mais depois de tanto sofrimento naquele hospital. Pra família fica a saudade, fica a lição: Aceitar com serenidade os percalços da vida, dar sem esperar nada em troca, ser feliz com pouco,ela foi feliz e depois de ver minha vó alí pensei em como às vezes reclamo de coisas pequenas, em como às vezes dou importância demais a coisas que não irão me acrescentar nada no final. Perto dela e de tudo que passou me sinto tão mesquinha …“Deus quis assim. Que esses momentos de tristeza nos tragam lições valiosas, que saibamos valorizar o que é importante, e quem é importante. Que saibamos viver de braços abertos e sermos gratos por tudo o que Deus nos dá. Que sejamos pessoas mais generosas, mais dispostas a perdoar. Que aprendamos a viver em paz, que aprendamos a aceitar o que não pode ser mudado com serenidade. E que Deus perdoe todos os nossos erros, amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilitação via internet

ACONTECIMENTOS POLITICOS EM BARAÚNA